ENERGIA

State Grid: gestão com Construtivo

Por Júlia Merker

Quarta, 19/04/2017 20:26

State Grid: gestão com Construtivo

A asiática State Grid adotou o software de colaboração em nuvem do Construtivo para gerenciar os projetos de transmissão de energia elétrica da empresa nas usinas de Belo Monte (BMTE) e Xingu Rio (XRTE) e o segundo circuito da linha de transmissão da usina de Teles Pires (TP2).

Os projetos geram um grande fluxo de documentos que são emitidos em diversos pontos e por colaboradores de diferentes áreas, como engenharia, gestão de projetos, canteiro de obras, planejamento e fornecedores. 

Mesmo com uma administração centralizada, o processo é todo compartilhado, pois os documentos precisam estar disponíveis para diversas pessoas e em locais diferentes.

Com o novo software, a empresa descontinuou o uso do e-mail e de planilhas. A solução, fornecida como serviço. está sendo utilizada em todo o relacionamento dos colaboradores, desde a elaboração do projeto até execução da obra. 

“O Colaborativo vai além da gestão eletrônica de documentos tradicional porque não é somente um repositório de documentos na nuvem, mas sim uma ferramenta de gestão que fornece inteligência por meio do recurso de workflow com alertas e perfis de acesso que permitem dar sequência a cada projeto”, destaca Vinícius Cruz, responsável de planejamento do projeto TP2.

Já o gerenciamento das informações é obtido por meio de indicadores e dashboards automáticos, que fornecem dados de evolução do projeto, produtividade e assertividade dos fornecedores. 

“É uma alternativa aos relatórios, já que precisamos ter uma maneira mais efetiva e rápida de controlarmos os processos vindos do grande volume de documentos em circulação na ferramenta, que incluem projeto executivo, relatórios de obra, inclusão de contrato e anexos, medições, notas fiscais, entre outros”, pontua Cruz.

Em 2010, o Brasil foi escolhido pela State Grid para a realização do primeiro grande investimento do conglomerado em países não-asiáticos. A State Grid Brazil Holding adquiriu sete companhias nacionais de transmissão de energia, ao custo de US$ 989 milhões.

Em 2012, a State Grid Brazil Holding inaugurou sua sede no Rio de Janeiro, com investimento superior a R$ 200 milhões.

A Construtivo é foi fundada em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander. Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, a empresa atende a mais de 25 mil usuários em 100 clientes, como CSN, CPFL, CEEE, Makro, Rumo e Raízen.

Tags Energia Construtivo state grid

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!