RIO GRANDE DO SUL

Junta Digital agiliza abertura de empresas

Por Júlia Merker

Quinta, 20/04/2017 20:13

Junta Digital agiliza abertura de empresas

O governo do estado do Rio Grande do Sul lançou nesta semana a Junta Digital, ferramenta que permite que empresas sejam abertas, alteradas ou fechadas via internet em todo o estado, sem a necessidade de documentos em papel. 

O serviço é oferecido pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis), que passou a ter nova nomenclatura, vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. 

A iniciativa digital foi adotada pioneiramente pela Junta Comercial de Minas Gerais. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro a aderir ao projeto, que visa integrar todas as bases de dados das juntas comerciais do país, com a parceria do Sebrae. 

“A Junta Digital revela uma palavra só: o processo de desburocratização na prática. Se queremos a eficiência do Estado é assim que vamos chegar lá, com um poder público mais moderno e voltado às pessoas”, afirma o governador José Ivo Sartori. 

Os requisitos para a utilização do sistema preveem, além de acesso à internet, Certificado Digital A 3 (e-CPF), para assinar o documento eletrônico e arquivo em PDF. 

O Rio Grande do Sul foi escolhido para ser piloto no projeto Junta Digital pelos resultados obtidos com a implantação da Redesimples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). 

Até o momento, 49 municípios gaúchos estão integrados à rede e a meta é atingir 80 cidades até o final do ano, incluindo Porto Alegre, com abrangência de 80% das micro e pequenas empresas.

Tags Rio Grande do Sul junta digital

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!