EDUCAÇÃO

Unochapecó tem app para provas

Por Júlia Merker

Sexta, 11/08/2017 19:40

Unochapecó tem app para provas

A Unochapecó, universidade comunitária na região de Chapecó, começa o segundo semestre de 2017 com uma nova solução para correção de provas. A plataforma Minha Prova foi desenvolvida pela equipe de tecnologia da informação da instituição, com o apoio da Coderockr, de Joinville, para recursos mobile.

A solução foi inserida na Minha Uno, portal acadêmico da universodade, para uso opcional dos professores. 

No sistema, o professor formula e organiza as questões da avaliação. Depois, um QR Code é criado, junto a um gabarito com as respostas corretas. Esse QR Code é impresso com a prova, juntamente de um outro gabarito para ser preenchido pelo aluno. 

Para corrigir a avaliação, é preciso baixar o aplicativo da Unochapecó e usar o smartphone para ler o QR Code, que identifica qual é a prova. Ao escanear o gabarito respondido, o sistema analisa quais questões estão corretas. 

A ferramenta utiliza um sistema chamado de Optical Mark Recognition (OMR), o mesmo usado para corrigir os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O diretor de TI da Unochapecó, Lissandro Machado Hoffmeister, conta que o processo iniciou em 2016, depois da reformulação da Minha Uno EaD. 

"Desde o lançamento da plataforma, recursos foram incorporados para facilitar a vida do usuário. No primeiro momento, os alunos foram beneficiados com a possibilidade de fazer rematrícula, negociação on-line e protocolo digital, além de um aplicativo mobile que permite o acompanhamento de seus horários e processos da Unochapecó. Faltava, então, um recurso que facilitasse a vida do professor, e o Minha Prova veio para isso", detalha. 

No aplicativo é possível ainda pode criar um banco de questões e organizá-las por temas e assuntos tratados no componente curricular. Esse banco de questões pertence à disciplina, ou seja, todos os professores vinculados a determinado componente podem acessar e contribuir com ele.

Depois da correção, o sistema gera vários gráficos para a análise do professor. É possível conhecer o desempenho de cada aluno, assim como o geral da turma.

Embaralhar as questões e suas respostas também é uma possibilidade. Várias provas são criadas, cada uma com diferentes QR Codes e gabaritos. O professor ainda pode mesclar as questões, com objetivas e descritivas. O sistema corrige apenas as objetivas e aponta que há questões a serem corrigidas da forma tradicional.

Com a plataforma, as notas são lançadas automaticamente no sistema e o aluno tem acesso ao seu desempenho on-line, além de receber a prova física.

O aplicativo foi apresentado aos coordenadores dos cursos e professores da Universidade, junto a um relatório do projeto piloto. Até hoje, mais de 700 questões já estão cadastradas no sistema e mais de 1,7 mil provas foram corrigidas. Os resultados são frutos do trabalho de um grupo com cerca de 12 professores que testou a plataforma.

Tags App universidade Unochapecó

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!