INTEGRAÇÃO

Eletrobrás tem mega projeto SAP

Por Maurício Renner

Quinta, 21/12/2017 14:05

Eletrobrás tem mega projeto SAP

O Grupo Eletrobrás contratou a Engineering do Brasil para realizar um grande projeto com tecnologia SAP dentro de 10 empresas da holding, uma das maiores do setor energia brasileiro, por um valor total de R$ 95 milhões. 

Empresas que já eram usuárias de sistemas de gestão da SAP dentro da holding, como  Furnas, EletroNorte, EletroNuclear e CGTEE, serão atualizadas uma versão única, a mesma a qual vão migrar outras empresas como Chesf, Eletrosul, Amazonas G/T, CEPEL e Eletropar. 

Com o projeto, as principais empresas de distribuição, geração e transmissão estão no mesmo sistema, além da companhia de participações e do centro de pesquisas. 

A primeira implementação SAP foi na empresa holding, ainda em 1999. Hoje em dia, a tecnologia da multinacional alemã domina o mercado brasileiro, com 80% de participação na área de utilities, segundo dados da empresa.

A solução base escolhida foi o SAP implantado em Furnas. A partir disso, foram feitos 144 workshops, definindo um conjunto de necessidades essenciais para a unificação de processos. 

A iniciativa envolve os principais módulos do SAP, incluindo Finanças, Controladoria, Orçamento, Suprimentos, Vendas de Energia, NF-e, Tributário, Gestão de Ativos, Manutenção, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Folha de Pagamento, Consolidação Orçamentária, Business Intelligence e GRC Access Control.

Com o projeto, os dados financeiros serão unificados, assim como gestão de ativos e a cadeia de suprimentos. Os usuários serão atendidos por um Centro de Serviços Compartilhados (CSC).

“Este é um dos maiores contratos conquistados pela empresa no Brasil e fortalecerá ainda mais a nossa posição no setor de utilities, onde temos uma grande competência de mercado e suportamos grandes clientes na jornada da transformação digital”, explica o CEO da Engineering do Brasil, Filippo di Cesare. 

No Brasil desde 2008, a Engineering é uma multinacional italiana que tem projetos em mais de 150 grandes clientes e mais de 600 funcionários no país. 

A empresa possui escritórios em Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Vitória.

Tags ERP SAP Energia Eletrobrás utilities

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!