Artigo: TI brasileira em declínio industrial

Por Camila Freitas

Quinta, 14/04/2011 16:21

Roberto Carlos Mayer, diretor da MBI e vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional, publica artigo no Baguete sobre  o declínio da produção industrial tecnológica e da inovação nas empresas brasileiras de tecnologia, amparado nos resultados de pesquisa do IBGE e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Segundo o autor, a comparação dos resultados do IBGE de 2008 com os de 2005 revela que a taxa de crescimento do investimento das empresas em inovação tem se mantido abaixo dos índices de crescimento da economia, proporcionando a redução da receita dedicada à inovação.

Além disso, Mayer comenta que o único crescimento relevante apontado na pesquisa do IBGE foi o aumento do percentual das empresas que inovaram por meio da implementação de softwares, com um crescimento de 59%.

A partir do estudo realizado pela Abimaq, o executivo avalia que é cada vez maior a participação de  produtos estrangeiros nos mercados de alta tecnologia. O real valorizado encarecendo as exportações e o barateamento das importações são consequências desse cenário.

De acordo com  Mayer, é preciso tomar alguma medida em relação a isso, saindo do discurso e partindo para a ação.

Confira o artigo na íntegra pelo link abaixo.

Tags Negócios e Gestão exportação Brasil tecnologia insdustrialização

Compartilhe

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!