Apex acelera estudos com IBM SPSS

Por Guilherme Neves

Segunda, 13/06/2011 18:59

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) adotou a solução IBM SPSS Statistics para aprimorar seus estudos estratégicos.

Com a ferramenta de análise estatística, a Apex pretende otimizar o cruzamento de grandes volumes de informações para estudos estratégicos, além de implementar novos tipos de análises.

Segundo o organismo, pesquisas que demoravam semanas para ser concluídas, são feitas em horas.

De acordo com Marcos Lélis, coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, anteriormente, sua equipe trabalhava somente com o Excel.

“O primeiro ganho que sentimos ao trabalhar com o IBM SPSS Statistics foi a redução drástica de tempo para concluir uma pesquisa”, conta o coordenador.

Através do cruzamento de informações é possível identificar as oportunidades disponíveis para os setores e produtos brasileiros em outros mercados. Alguns dos relatórios gerados por essas pesquisas são o “Estudo de Oportunidades Setoriais” e o “Perfil de Estados e Países”.

Para essas pesquisas, é necessária a busca de informações sobre o comércio exterior de diversos países que não ficam armazenadas em um só local.

Em cada pesquisa, era necessário unir todos os arquivos e depois inseri-los, um a um, no Excel, por isso a demora.  

Na implementação, a equipe da DMSS, empresa especializada em sistemas preditivos e estatísticos, trabalhou para compreender as necessidades da agência e, com base na metodologia da Apex-Brasil para pesquisas, criou modelos de relatórios internalizados na ferramenta IBM SPSS Statistics.

A unidade adquiriu oito licenças do software e treinou inicialmente 18 profissionais que fizeram o curso básico para utilizá-lo.

Não foram divulgados os valores investidos.

Atualmente, 25 analistas de inteligência manuseiam o software e avaliam o sistema como o mais aderente às necessidades da agência, além de ser o mais amigável também.

Tags Software exportação comércio exterior Apex estudos estatísticas IBM SPSS Agência Brasileira programa de computador relatórios

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!