SMARTPHONES

ThyssenKrupp digitaliza manutenção

Por Júlia Merker

Terça, 18/04/2017 12:55

ThyssenKrupp digitaliza manutenção

A ThyssenKrup Elevadores prevê lançar em maio uma nova etapa do projeto de modernização da área de manutenção dos equipamentos, que permitirá a leitura dos dados do elevador pelo smartphone.

A etapa complementa um sistema de diagnóstico do elevador através de telemetria também desenvolvido pela companhia como parte de um esforço global de transformação digital. 

Com esta tecnologia é possível utilizar os dados gerados pelo elevador de forma preditiva, transformando as operações de manutenção. 

“Podemos monitorar, analisar e planejar a gestão de serviço, interligando diferentes áreas da empresa envolvidas no processo, como controle de qualidade, logística, engenharia de campo e assistência técnica”, destaca Marcelo Przyczynski, gerente de TI da área de elevadores da Thyssenkrupp para o Brasil.

As soluções desenvolvidas pela área de TI da Thyssenkrupp, que passou a transformar digitalmente a empresa em 2012, também melhoraram uma etapa do processo de manutenção que demanda um controle por parte da empresa: a rastreabilidade das peças de reposição.  

Para evitar furtos, as peças são rastreadas através do número serial, permitindo à empresa saber quando saíram do estoque, se foram trocadas e devolvidas ao almoxarifado. 

“Com esta solução de logística reversa, a empresa tem um controle mais eficaz do seu estoque e evita que as peças recolhidas caiam, por exemplo, no mercado paralelo. Um ganho financeiro, mas também de sustentabilidade, pois somos responsáveis por dar um destino correto às peças, quando voltam para a empresa”, relata Przyczynski.

Para chegar a essas soluções, a empresa passou por um processo de digitalização das informações referentes às ordens de serviço dos clientes de manutenção do Brasil. 

“Antes, os técnicos precisavam preencher um check-list à mão para cada cliente que visitavam. Hoje, mais de 1,5 mil técnicos de campo trabalham com iPhones, por onde têm acesso a todas as informações de forma rápida”, completa Przyczynski.

Com os aparelhos, os técnicos cadastram os chamados recebidos, solicitam o orçamento de uma peça e fecham o pedido. Além disso, é possível acessar o conteúdo dos manuais técnicos que antes precisavam ser carregados. 

Já no ano passado, a empresa contratou a Vortigo para criar uma solução focada nos clientes. O aplicativo Seu Elevador permite solicitações de serviços dos clientes.

“Todos os dados trocados entre o cliente e a empresa são criptografados e somente o cliente cadastrado tem acesso às operações realizadas, como a aprovação de um orçamento para a troca de uma peça do elevador”, enfatiza Przyczynski.

Para 2017, a área de TI da Thyssenkrup passa a trabalhar com inteligência artificial para otimizar a operação com recursos de chatbots.

“Já selecionamos um fornecedor, que ainda não será divulgado, e estamos trabalhando em uma iniciativa baseada em inteligência cognitiva para otimizar o atendimento aos clientes internos e externos”, detalha o gerente de TI.

A área de negócios Elevator Technology da Thyssenkrupp para o Brasil  tem parque fabril e  matriz estão instalados em Guaíba, no Rio Grande do Sul. 

Com cerca de 3,8 mil funcionários, a empresa alcançou uma receita de mais de R$ 1,3 bilhão no ano fiscal 2015/2016.

Tags manutenção elevadores ThyssenKrupp transformação digital

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!