SAP

Votorantim expande para Ariba e Concur

Por Leandro Souza

Quarta, 17/05/2017 19:45

Votorantim expande para Ariba e Concur

A Votorantim vai implementar os softwares de gestão de compras Ariba e de despesas e viagens Concur da SAP.

As duas novas implementações vem no rastro do trabalho realizado pela gigante industrial brasileira desde o ano passado, quando anunciou a migração para o banco de dados em memória Hana e para o S/4 Hana, a mais recente sistema de gestão empresarial da SAP.

"Finalizamos no primeiro trimestre deste ano o switch on para o Hana, e estamos seguindo nosso projeto com estas duas aplicações", afirma João Donizetti, CIO do Grupo Votorantim. 

Segundo o executivo, a companhia já usa soluções da SAP desde 2005 e já tinha adotado o SuccessFactors, software de recursos humanos da SAP, em 2013.

A implementação do SAP Ariba já está em andamento nas divisões de cimento, metais e energia do grupo Votorantim, assim como na holding que gerencia todas as empresas do grupo. Segundo Donizeti, a conclusão do projeto deverá ocorrer nos próximos meses.

Já quanto ao Concur, o CIO revelou que o contrato foi assinado neste mês, mas a implementação deverá ser rápida e ocorrerá em todas as divisões do grupo Votorantim, com expectativa de conclusão até setembro deste ano.

O projeto de implementação do Ariba ficou por conta da CSC, parceira multinacional da SAP, enquanto o Grupo Assa ficou responsável pelo projeto do Concur.

Após estes dois projetos, o próximo passo para a Votorantim provavelmente será adotar de vez o S/4 Hana, projeto anunciado no ano passado. Entretanto, segundo Donizeti, não será uma migração simples. Aliás, a empresa ainda não bateu o martelo para o contrato de implantação do ERP.

"Estamos definindo o roadmap para a migração ao S/4 Hana e discutiremos com a SAP nos próximos meses para definir este plano. Já evoluimos bastante os nossos sistemas com a adoção do Hana, mas acredito que o S/4 será o diferencial crítico para nossa operação no futuro", analisou o CIO.

Donizetti também demonstrou interesse no SAP Leonardo, produto mais badalado do Sapphire Now, em Orlando. Para o executivo, as capacidades de machine learning e Internet das Coisas (IoT) do novo software da empresa alemã podem ser um grande atrativo.

"Somos uma empresa do meio industrial e a Internet das Coisas já faz parte da realidade em nossas plantas. O Leonardo ainda é um produto novo, mas queremos conhecer melhor a solução e ver como ela pode agregar mais inteligência aos nossos sistemas de automação", destacou Donizetti.

Com presença em mais de 20 países e cerca de 47 mil funcionários, o grupo Votorantim tem divisões em diversos setores industriais como cimento, metais, celulose, energia, assim como outros fora desta área, como agricultura e finanças. Conforme os mais recentes resultados financeiros divulgados, em 2015 o grupo teve um lucro de R$ 382 milhões e receita de R$ 26,2 bilhões em 2013.

*Leandro Souza viajou para o SAP Sapphire Now, em Orlando, a convite da SAP.

Tags SAP Ariba concur

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!