OMNICHANNEL

Panvel integra lojas e vendas online

Por Júlia Merker

Segunda, 21/08/2017 20:16

Panvel integra lojas e vendas online

A rede de farmácias Panvel criou o programa Prateleira Infinita com o objetivo de integrar todos os seus canais de venda - lojas físicas, e-commerce, aplicativo e televendas (Alô Panvel).

Para isso, a companhia desenvolveu o próprio chassi omnichannel. Implantado neste ano, o sistema permite que o consumidor faça compras pela internet e receba os produtos em casa ou retire nas lojas. No novo modelo também é possível adquirir produtos nas lojas e receber no endereço desejado. 

Antes de iniciar o desenvolvimento do sistema de integração, a Panvel avaliou soluções de empresas como Oracle, SAP, Linx e Oki.

“No mercado vimos que nenhum sistema era totalmente compatível com a nossa necessidade de integrar os quatro canais. Alguns eram ótimos para PDV + e-commerce mas não contemplava o app, por exemplo. Raramente vimos um sistema que atendesse à questão do tele-vendas”, revela Alexandre Arnold, gerente de TI do Grupo Dimed.

Outro fator que eliminou muitos fornecedores foi o modelo de pagamento complexo visto no segmento farmacêutico.

“O setor conta com uma combinação de formas de pagamento que passa de 2,8 mil, pois engloba diversos cartões e programas de descontos de seguradoras de saúde, fabricantes de medicamento e convênios com empresas. Isso precisa ser aceito tanto nos pontos de venda quanto nos outros modelos de venda”, destaca o gerente de TI.

Além dos canais de venda, o novo sistema de integração também uniu o chatbot de atendimento da Panvel. A ferramenta foi desenvolvida no ano passado pela startup gaúcha Ubots, através de sua plataforma Facebot.

“O chassi conta com um modelo baseado em APIs, com uso do API Gateway da Sensedia, que fez com que o chatbot fosse conectado em 15 dias”, ressalta Arnold.

O Prateleira Infinita já está disponível em mais de 100 municípios. A ideia é implantar em todas as cidades onde atuam até o próximo ano. 

Para a retirada na loja após uma compra online, a rede oferece um prazo máximo de duas horas. Em Porto Alegre, a média de tempo para preparação da entrega está em 40 minutos.

O processo de preparação segue o mesmo modelo da entrega residencial do Alô Panvel e dos meios de compra online. A rede não conta com um centro de distribuição, e sim com 120 lojas com estoque ampliado que funcionam como “mini-CDs”.

Além do site de e-commerce, no ano passado a empresa lançou o aplicativo Panvel, que já responde 20% de toda a venda online da empresa. 

Com 40 anos de história, a Panvel tem lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. 

A rede faz parte do Grupo Dimed, também detentor da distribuidora de medicamentos e produtos de higiene e beleza Dimed e do laboratório Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos.

Tags e-commerce vendas panvel loja farmácia

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