TRANSFORMAÇÃO

Cosentino: é preciso destruir os negócios

Por Júlia Merker

Sexta, 15/09/2017 11:54

Cosentino: é preciso destruir os negócios

A jornada de transformação digital que se mostra como o caminho a ser seguido hoje por empresas de todos os segmentos deve começar por um processo de "destruição" dos negócios. 

É a opinião de Laércio Cosentino, CEO da Totvs, que realizou uma palestra em Porto Alegre nesta semana.

"É preciso destruir e revalidar seu negócio antes que as startups o façam", destaca Cosentino.

O CEO ressalta que as empresas precisam aproveitar as novas oportunidades geradas pelo desejo das pessoas de compartilharem informações de forma colaborativa e conectada, o principal fator de revolução digital na opinião de Cosentino.

Para ele, apesar de tecnologias avançadas colaborarem com a digitalização, esse processo não seria possível sem a quantidade de dados disponíveis a partir desse movimento de compartilhamento.

"Através de opiniões e informações postadas online, o consumidor passa a ditar as tendências e definir o que as empresas devem produzir", relata Cosentino.

Ao falar com CEOs e diretores de companhias gaúchas, o líder da Totvs utilizou sua própria empresa como exemplo para mostrar os passos importantes de uma jornada de digitalização. 

Em 2015, a companhia definiu um plano de quatro anos para alterar aspectos relacionados a três pilares diferentes, chamados internamente de cultura & ambiente, processo & atendimento e oferta & portfólio.

"Repensamos nossos processos e simplificamos nosso atendimento, além de tornar nosso portfólio mais acessível com o modelo de software como serviço", conta o empresário.

Um dos passos para consolidar a estratégia de transformação foi a abertura da nova sede da empresa, inaugurada em junho em São Paulo.

Cosentino relata que a construção do prédio foi pensada para estar encaixada ao conceito e cultura da empresa.

"Resumimos o que é ser Totvs em conceitos simples e espalhamos essa ideia em toda a sede através do layout e de pinturas, porque o sentido visual é o mais importante na hora de receber uma mensagem", explica o CEO.

A sede conta com mais de 65 mil m² e abriga cerca de 3,2 mil funcionários da Totvs - 2 mil em áreas de desenvolvimento e inovação, e 1,2 mil em setores administrativos e de atendimento.

O novo prédio foi inspirado em companhias do Vale do Silício, priorizando a tendência de espaços abertos com grandes áreas de trabalho.

Tags Totvs palestra transformação digital

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!