VAREJO

ClimaRio lança e-commerce com VTEX

Por Júlia Merker

Quinta, 28/09/2017 13:11

ClimaRio lança e-commerce com VTEX

A ClimaRio, parceira do grupo Midea Carrier, contratou a plataforma de e-commerce da VTEX para operar sua loja virtual.

Antes da implementação do e-commerce, a operação online era apenas um “tirador de pedidos”: uma ferramenta sem atualizações que contava com a gestão dos colaboradores das lojas físicas.

Com o crescimento dos concorrentes nesse meio, a ClimaRio decidiu investir no canal para atender os públicos B2B e B2C.

Durante o projeto, o principal desafio encontrado foi a integração correta de produtos entre ERP (CorpEM) e o e-commerce. 

Como o produto ar-condicionado é vendido como kit (composto por 2 ou mais itens), foi necessário reestruturar o ERP e organizar os produtos como kits, cadastrar os diversos componentes, alinhar a precificação.

A implementação foi realizada em 28 dias.

"Os 28 dias de projeto sem dúvida adiantaram o payback, porém um ganho maior ainda foi o custo em oportunidades gerado no momento em que a operação da empresa foi remodelada, pensando-se tanto no canal digital quanto nos futuros projetos", ressalta Edson Gagliardi, especialista em e-commerce.

Com a camada de integração aberta, foi possível gerenciar a subida massiva de dados para o e-commerce, disponibilizando de forma unificada os produtos para todos os canais de vendas, revendas, multisite e marketplaces parceiros.

“O projeto online apresentou resultados surpreendentes. Hoje as vendas online representam 3 vezes o número de vendas de todas as lojas físicas”, destaca André Pachecco, gerente de e-commerce e digital.

O próximo passo do projeto é lançar uma plataforma para parceiros e revendedores. 

“Eles terão acesso a um e-commerce com aparência de sistemas, personalizado com descontos, relatórios e todas as funcionalidades para atender o parceiro da melhor forma", reforça Pacheco.

A ClimaRio iniciou suas atividades em 1996 em Niterói. Em 2000, tornou-se parceira do grupo Midea Carrier – o que propiciou uma infraestrutura com 15 lojas e 3 CDs.

A plataforma VTEX é utilizada por mais de 2 mil lojas virtuais em 20 países. A empres possui clientes globais corporativos como Sony, Disney, Walmart, Danone, Whirlpool, Coca-cola, Lancôme, Avon e Lego.

Em 2016, a empresa faturou R$ 100 milhões, enquanto em 2015 a receita conquistada foi de R$ 64 milhões.

Tags e-commerce Vtex

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!