E-COMMERCE

Saraiva: DB1 para integrar marketplaces

Por Júlia Merker

Terça, 15/05/2018 16:40

Saraiva: DB1 para integrar marketplaces

A Saraiva, rede varejista de educação, cultura e entretenimento, adotou a solução Anymarket, desenvolvido pela DB1, para integrar diferentes portais de marketplace.

O projeto impulsionou os acordos fechados para vender livros na Americanas.com e no Submarino, ampliando uma estratégia iniciada em setembro de 2017 com a venda de produtos no Mercado Livre.

Para consolidar essas parcerias, por um ano a empresa realizou análises para implantar um um hub de integração com outros varejistas online, até contratar a DB1 em maio de 2017.

A partir disso, o desafio era conseguir cadastrar corretamente o grande volume de produtos a ser gerenciado, visto que o número de anúncios nos marketplaces ultrapassaria a casa de 500 mil, mesmo a empresa tendo optado por trabalhar com segmentos específicos para cada um dos canais.

Os produtos foram cadastrados de forma gradual, atingindo 10 mil lançamentos na primeira semana. Na semana seguinte, foram 50 mil anúncios, que vem crescendo constantemente. 

Desde outubro de 2017, data da integração com o Anymarket, o número de pedidos nos marketplaces cresceu mais de 390%.

“Neste cenário, algumas funcionalidades contribuíram bastante para esse avanço, já que a plataforma possui o recurso de publicação automática na qual uma vez que o produto é sinalizado para ser anunciado, o Anymarket passa a gerar os anúncios de forma automática para os canais definidos”, explica Alexandre Doná, diretor da solução.

De acordo com Mouraci dos Santos, gerente de e-commerce da Saraiva, o sistema trouxe rapidez e maior agilidade para a operação. 

“Optamos por um atendimento de Customer Success exclusivo, o que tem nos ajudado a mapear dados e desenvolver relatórios personalizados, facilitando a tomada de decisão. A plataforma foi desenvolvida para atender as necessidades específicas da nossa operação, com novas funcionalidades, o que trouxe resultados significativos para o sucesso de nossa operação”, complementa.

O Anymarket atende atualmente mais de 850 clientes. Em março deste ano, a DB1 divulgou também um contrato com a Livraria Cultura.

O projeto, feito em setembro de 2017, foi impulsionado por ações como parceria com os marketplaces Carrefour, Magazine Luiza, Via Varejo, B2W e Mercado Livre; a aquisição da FNAC, agregando à rede 12 lojas em sete estados brasileiros; e a aquisição da Estante Virtual, plataforma de venda de livros novos e usados.

A DB1 fechou 2017 com um faturamento de R$ 24 milhões, um aumento de 28% frente aos resultados do ano anterior.

A companhia é uma da dezena de empresas no país a ser certificada MPS.BR no nível A de maturidade, o mais alto do sistema de qualidade de software brasileiro, e tem também o selo CMMI nível 3.

Entre os clientes da DB1 estão nomes como Cooperativa Agrária, Aldo, Cocamar e Banco BMG.

Tags e-commerce saraiva DB1

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!