INVESTIMENTO

CPFL moderniza sistema de distribuição

Por Júlia Merker

Terça, 12/06/2018 17:07

CPFL moderniza sistema de distribuição

A CPFL Energia, detentora das distribuidoras RGE e RGE Sul, vai investir R$ 47 milhões na implementação de uma nova plataforma de operação do sistema de distribuição, o Advanced Distribution Management Systems (ADMS). O novo sistema, fornecido pela Schneider Electric, deve atingir 2,7 milhões de consumidores em 373 municípios gaúchos.

Com conclusão prevista para 2023, a implementação do ADMS busca mudar a forma como os Centros de Operação Integrado (COI) da RGE e RGE Sul administram a rede elétrica. O novo sistema irá disponibilizar, em tempo real, informações para os operadores sobre uma série de variáveis técnicas que influenciam na qualidade do fornecimento de energia para os clientes.

O objetivo, com a solução da Schneider Electric, é modernizar as ferramentas usadas hoje na operação da rede, como SCADA, para supervisão e telecomando de dispositivos, e OMS, para gestão das interrupções e restabelecimento do fornecimento de energia.

Além de integrar esses dois módulos, a plataforma fornecerá outras duas ferramentas: DMS, para análise e otimização do sistema de distribuição, e EMS, para análise e otimização do sistema de subtransmissão. 

Entre as novas funcionalidades previstas na plataforma estão gestão em tempo real dos ativos; localização dos defeitos na rede e realização de manobras automáticas para reestabelecimento do serviço; ajustes em tempo real dos equipamentos; despacho de carga ativa/reativa e envio automático do plano de recomposição da rede das equipes de campo.

“A CPFL Energia promove investimentos que garantem o crescimento sustentável do negócio de distribuição e reforçar a qualidade do fornecimento de energia. Integrar os sistemas em uma plataforma única irá contribuir para que nossas distribuidoras reduzam perdas de energia e atuem rapidamente no restabelecimento em caso de interrupções”, explica Luis Henrique Ferreira, vice-presidente de Operações Reguladas da CPFL Energia, 

A partir da mudança, o operador terá várias ferramentas em uma única plataforma. O ADMS também irá se conectar com outros sistemas satélites do Grupo CPFL, como SAP, CWSi (despacho de equipes de campos), CCS (gestão comercial) e medidores inteligentes.

“Com a unificação dos módulos SCADA, OMS, DMS e EMS, a CPFL Energia passará a operar com uma única base de dados, permitindo monitorar as informações de campo em tempo real, via comando remoto, com isolamento do local da falha e reestabelecimento automático da energia”, Julio Martins, vice-presidente da divisão Energy da Schneider Electric

A adoção do ADMS está inserida no planejamento estratégico da área operacional do Grupo CPFL, com foco em inovação, automação, digitalização, uso de algoritmos e inteligência artificial.

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. A empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.

Já a RGE Sul é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação nas Regiões Metropolitana, Vales, Central e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos. A base de suas operações fica em São Leopoldo.

A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Tags Energia Schneider Electric CPFL

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!