SAP

Você sabe o tamanho dos riscos com importação?

Por Redação

Segunda, 06/11/2017 11:45

Você sabe o tamanho dos riscos com importação?

O processo de importação no Brasil é complexo e cercado por algumas etapas. São elas: administrativa, fiscal e cambial.

Essas operações de importações poderiam ser simples compras de mercadorias comuns, onde a única diferença é o fornecedor não ser do país. Porém, esse é um processo extremamente burocrático.

Por isso, você deve ficar muito atento a todos os procedimentos e legislações. Caso contrário, o tamanho do prejuízo pode ser gigantesco.

As três etapas citadas acima compreendem: procedimentos prévios e exigências de órgãos governamentais para efetivação da operação (o licenciamento das importações); o despacho aduaneiro e verificação da exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias, visando o desembaraço aduaneiro, além do recolhimento dos tributos e à compra de moeda estrangeira para efetivação do pagamento das importações, sendo processada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil.

Sejamos otimistas com o cenário brasileiro, que apesar da crise, vem sendo bastante olhado por investidores, numa crescente abertura comercial, com algumas políticas de impostos sobre produtos importados sendo revistas.

A parceria entre a China e o Brasil já existe faz bastante tempo. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), as importações chinesas totalizaram US$ 17,5 bilhões, no período de janeiro a agosto de 2017, se tornando o principal país de importação do Brasil.

Outro ponto positivo é a diminuição de carga de impostos sobre carros importados. Está previsto, até o fim do ano, a suspensão do Inovar-Auto, que limita a importação de carros a 4.800 unidades anuais por marca e ultrapassada essa cota, as montadoras pagam uma sobretaxa de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Além da redução dos impostos, poderá ocorrer um desembarque de novos modelos importados.

 

Com todas essas transformações, é certa a entrada de diversas mercadorias por aqui, então fique esperto com os riscos e multas que podem acarretar nos seus negócios:

Classificação incorreta da NCM: É através do código da Nomenclatura Comum do Mercosul que se sabe quais alíquotas dos tributos incidirão na importação e quais procedimentos administrativos serão exigidos. Por isso, caso a classificação fiscal estiver incorreta, haverá uma multa sobre o valor aduaneiro da mercadoria.

Preenchimento errado da Fatura Comercial: É o documento principal da importação, que comprova a compra/venda da mercadoria, como se fosse uma nota fiscal internacional, com informações completas de ambas as partes e do produto. Se algumas dessas informações estiverem faltando, a importação fica sujeita à multa.

Diferença do preço declarado e do preço praticado: Algumas empresas declaram, na Fatura Comercial, um preço inferior ao efetivamente pago para que o importador no Brasil pague menos impostos. Isso é muito comum acontecer por aqui, porém, caso a Receita Federal verifique essa fraude, ocorrerá aplicação de multa sobre a prática indevida e sobre os tributos não recolhidos.

 

Para que os negócios tenham sucesso e que seja garantido o cumprimento da legislação, é imprescindível ter automação nos processos.

Os softwares darão o suporte necessário para que a empresa faça as etapas burocráticas da importação sem danos e sem dor de cabeça, de uma maneira simples e automática.

A Intragroup é especializada em consultoria SAP e possui uma solução desenvolvida para facilitar e assegurar os processos de importação, o Import Cost.

 

Dentre suas funcionalidades, destacam-se:

- Geração automática da NF-e de entrada de importação;

- Agrupa diversas ordens de compras em um mesmo processo de importação;

- Realiza, de forma automática, a distribuição dos custos complementares;

- Possibilita a distribuição dos custos por várias regras, como: Peso, Quantidade, Preço, etc.;

- Lançamento automático de impostos;

- Emissão automática de NF-e complementar;

- Totalmente desenvolvido em ABAP, evitando assim sistemas satélites e interfaces;

- Utiliza funções standard do SAP, garantindo segurança na solução.

 

O grupo possui relevância no mercado pelo forte know-how em localização Brasil, isto é, possuem expertise em tecnologia SAP adaptada e implantada aqui no país. 

É aplicado um conjunto de procedimentos necessários à aderência de seu ERP a todas as regras contábeis, fiscais e tributárias brasileiras, garantindo a estabilidade e conformidade do negócio para muitas multinacionais que desejam instalar e ampliar suas bases no Brasil.

Portanto, busque sempre a transparência nas operações e soluções adaptadas a seu negócio. Conheça as soluções da Intragroup.

Tags SAP importação intragroup

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER

Receba gratuitamente nossa Newsletter e as últimas atualizações.

Preencha o campo email corretamente.
Cadastro realizado com sucesso!